Tive a oportunidade de conversar um pouco com Sabino Aguad, um fotógrafo chileno que começou no auge do Flickr e do Tumblr, com um perfil popular que lhe gerou trabalhos importantes como na New York Fashion Week, por exemplo. Além disso, Sabino manteve também o Recordis Photography, site com uma curadoria dos trabalhos que mais gostava. Alguns anos depois, hoje ele mora em Paris e tem seu próprio estúdio.

Autorretrato de Sabino Aguard

Em 2013, quando ainda estava começando, Sabino dividiu um pouco de sua visão e experiências comigo. Foi um papo rápido, mas que refletiu bastante dessa fase em que ele vivia, onde o hobby se transformava em carreira.

Motivações

Zé Zorzan: Como e quando você se descobriu como fotógrafo?

Sabino Aguad: Tiro fotos há anos, mas ainda não tenho certeza se sou um fotógrafo. Em resumo, eu só amo tirar fotos!

ZZ: Eu sei como é! Sou apaixonado por fotografar o cotidiano, e vi que você também é, além de registrar passeios e fazer autorretratos. De qual desses assuntos você mais gosta?

SA: Ultimamente, tenho curtido autorretratos. No entanto, não sei o porquê, apenas os faço.

ZZ: Reparei que eles sempre mostram apenas metade do seu rosto. Por quê?

SA: Acredito que a beleza da fotografia está em ver coisas que não conseguimos observar na vida real. É por isso que temos a regra dos terços, cortamos rostos pela metade, abrimos mais o diafragma, borramos as coisas, etc.

ZZ: Essa beleza pode estar em vários lugares, né? Por exemplo, na música, literatura, pessoas… O que mais te motiva a fotografar?

SA: Todas as vezes que fotografo, tenho uma motivação diferente. Às vezes, só quero ver como uma pessoa ficaria em uma foto, em outros momentos fotografo o que gostaria de me lembrar. E o que mais gosto de me lembrar são das pessoas.

Bougainvillea rosa fotografada por Sabino Aguad
Mulher de meia e sapatos vermelhos fotografada por Sabino Aguad
Autorretrato de Sabino Aguad

Influências

ZZ: Mudando de assunto, o turismo no Chile tem crescido gradualmente nos últimos anos, graças à cultura do país e os belos pontos turísticos de arquitetura Inca. Como o Chile influencia seu trabalho? Há algum outro país que você admire, por exemplo?

SA: Sim! O Chile é um lindo país para se fotografar, então somos muito sortudos por termos essas paisagens incríveis. Mais do que ser influenciado pelo Chile ou outros países, me inspiro em outros fotógrafos e cineastas que sabem como tirar proveito de paisagens naturais como essas. Além disso, estou sempre de olho em livros de fotografia e filmes para me inspirar.

ZZ: Quais são suas maiores influências nesse universo criativo?

SA: Filmes, seriados e fotos. Tento assistir o máximo de filmes e séries possíveis e ver centenas de fotos por dia.

ZZ: No Recordis Photography você evidencia o trabalho de diferentes fotógrafos ao redor do mundo. É um reflexo de seu gosto por referências? Como funciona o processo de escolha dessas fotos?

SA: Nada em particular! Apenas falo sobre fotógrafos que curto no momento.

Modelo no New York Fashion Week fotografada por Sabino Aguad

Consequências

ZZ: Você esteve no New York Fashion Week por duas vezes. O que você pode dividir conosco sobre a experiência de fotografar um evento tão grandioso?

SA: As duas vezes que estive no NYFW foram experiências incríveis. Mais do que o glamour e tirar fotos, aproveitei para conhecer novas pessoas. Todos são talentosos, fazem algo interessante e têm muitas histórias para contar, então é muito divertido.

ZZ: Deve ter sido incrível! Para fechar, se possível, deixe uma mensagem para os nossos visitantes que, assim como você, amam fotografar!

SA: Eu recomendaria quatro coisas àqueles que gostam de fotografar. Em primeiro lugar, aprenda o máximo de técnicas que você conseguir. Segundo, tente fotografar coisas que não conseguimos ver. Terceiro, tire e veja muitas fotografias. E não passe muito tempo na internet. Saia e vá tirar umas fotos!

Pés de um casal fotografados por Sabino Aguad
Autorretrato de Sabino Aguad
Mulher de franja de olhos fechados fotografada por Sabino Aguad
Homem sorrindo no outono fotografado por Sabino Aguad

Sabino Aguad · Site · Instagram · Flickr

Comentários

Amei a entrevista e as fotos. Eu já tinha visto algumas fotos dele por aí, mas ainda não o conhecia.
Essa questão de detalhes, dá para perceber nas fotos que ilustram o post e eu estou apaixonada por isso, haha
Vou levar em conta as dicas que ele deixou!

Nossa, ameeei a entrevista!
Ele é super talentoso, fotografias inspiradoras!
Adorei as dicas finais. Reconheço que passo tempo demais na internet/estudando e dando desculpas para não ter tempo para fotografar rs

Muito bacana a entrevista =D
Dúvida: é impressão minha ou os ruídos são a marca dele? Porque muitas das fotos têm um certo ruído (creio que editado).

Zé me ajude :/ haha
eu sei que não tem nada haver com o post mais eu preciso de ajuda
bom recentemente eu comprei uma canon t3i
tiro fotos com elas muito boa ,só que quando eu passo a imagem pro PC ela esta com um tamanho muito grande ,dai quando tento diminuir ela no ps ela fica toda borrada ou seja perde a qualidade da foto ,eu sei que eu to errando eu algo mais não sei se tem um programa especifico ou se eu tenho que alterar algo na câmera ,entendeu mais ou menos ?? Pode me ajudar

Deixe uma resposta