Todos os anos, o cinema é agraciado com grandes lançamentos, e um dos melhores e mais simples caminhos na hora de divulgá-los é apostar no fator primeira impressão. Ou seja, trailers e pôsteres.

Resumir uma história inteira em uma imagem é certamente difícil. É preciso estudar o roteiro, os personagens, a fotografia, e assim, entender o filme como um todo. É possível, então, traduzir toda esta bagagem em um pôster que chame atenção, seja esteticamente interessante e que signifique alguma coisa, de fato.

Em 2015, tivemos ótimos exemplos disso. O engraçado é que, coincidentemente (ou não), vários dos pôsteres que eu selecionei são de filmes que também foram aclamados pela crítica. Acho que isso mostra o cuidado que as equipes de produção tiveram em todos os âmbitos: para ser bom, tem que ser bom em tudo.

Foram 10 pôsteres escolhidos, alguns com mensagens ocultas, outros que se destacam pela delicadeza.

Pôster do filme Perdido em Marte
Perdido em Marte
Pôster do filme Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
Jogos Vorazes: A Esperança – O Final
Pôster do filme 007 Contra Spectre
007 Contra Spectre
Pôster do documentário Iris, Uma Vida de Estilo
Iris, Uma Vida de Estilo

Se você assistiu aos filmes, tente relacionar as imagens com o que viu. Se não, tente entender os pôsteres mesmo assim, depois assista e analise de novo. Um bom exercício para treinar o olhar.

Comentários

Adorei o post! Realmente esses pôsteres estão incríveis. Os meus preferidos são The Martian, Iris, e The Age of Adaline (esse o último é o único filme que vi da lista e achei sensacional a ideia do poster, casa perfeitamente com a história).
Uma das coisas que eu mais gosto do cinema é essa interação entre as artes: fotografia, música, etc.
Curiosa e ansiosa para ver um mais um post assim no final do ano que vem! hahaha

Caramba! Eu assisti a uma % grande desses filmes, que orgulho de mim. Créditos também aos pôsteres, porque muitos deles que me induziram a apertar play.

A mim também, Luh! Perdido em Marte por exemplo, se eu não tivesse visto o pôster ia achar que era só mais uma cópia de Gravidade e Interestelar, hahaha

*o* Adoro posts assim, com designs inspiradores.
Perdido em Marte, Brooklin, A incrível história de Adaline, O lobo atrás da porta e As sufragistas foram meus pôsteres preferidos. Verdadeiras obras de arte!
Quanto aos filmes, Perdido em Marte e A incrível história de Adaline ganharam meu coração esse ano!

De todos, eu só vi The Age of Adaline e amei! O pôster teve uma % de culpa por me fazer assistir, also, Blake Lively claro! Quero muito ver Iris, The Martian, Amy, The Danish Girls e diversos outros da lista!

Os pôsteres são simplesmente, maravilhosos. Eu tentei entender os filmes pelos poster, uns são mais fáceis que outros. O mais difíceis foram os de White Dog(Deus Branco) e Faults (O sequestro).

No final de 2016, você vai fazer um post semelhante. Que vai conter os pôsteres mais lindos do ano – segundo a sua opinião. Eu tive uma ideia, que – pelo menos para mim – é bem interessante.

Que tal se você fizer um seleção diferente de pôsteres, colocados em posts que vão ser postados antes do final de 2016 e os anos seguintes – se quiser.

A seleção poderia ser de um gênero cinematográfico. Por exemplo: Os melhores pôsteres do gênero Terror.

Por seleção de diretores de arte, atores e atrizes ou diretor.

Por outros anos anteriores. 2014, 2013, 2012, 2011 …

Uma das coisas que eu mais gosto em posteres de filmes, séries… é ficar observando os detalhes. É linda toda essa interação do que se trata o filme com o poster. Mas legal ainda é tentar adivinhar o que é o filme pelo poster, adoro fazer isso!
Eu amei todos os posteres e um que eu não tinha percebido os detalhes, até agora, foi do The Age of Adaline. Af, simplesmente fantástico!
Por mais posts assim viu Zé? Amei!
Beijão <3

Deixe uma resposta