Todos os anos, o cinema é agraciado com grandes lançamentos, e um dos melhores e mais simples caminhos na hora de divulgá-los é apostar no fator primeira impressão. Ou seja, trailers e pôsteres.
Resumir uma história inteira em uma imagem é certamente difícil. É preciso estudar o roteiro, os personagens, a fotografia, e assim, entender o filme como um todo. É possível, então, traduzir toda esta bagagem em um pôster que chame atenção, seja esteticamente interessante e que signifique alguma coisa, de fato.
Em 2015, tivemos ótimos exemplos disso. O engraçado é que, coincidentemente (ou não), vários dos pôsteres que eu selecionei são de filmes que também foram aclamados pela crítica. Acho que isso mostra o cuidado que as equipes de produção tiveram em todos os âmbitos: para ser bom, tem que ser bom em tudo.
Foram 10 pôsteres escolhidos, alguns com mensagens ocultas, outros que se destacam pela delicadeza.

Carol Brooklyn

Steve Jobs O Que Nossos Pais Fizeram: Um Legado Nazista

A Incrível História de Adaline A Garota Dinamarquesa

Se você assistiu aos filmes, tente relacionar as imagens com o que viu. Se não, tente entender os pôsteres mesmo assim, depois assista e analise de novo. Um bom exercício para treinar o olhar.
Comentários
Adorei o post! Realmente esses pôsteres estão incríveis. Os meus preferidos são The Martian, Iris, e The Age of Adaline (esse o último é o único filme que vi da lista e achei sensacional a ideia do poster, casa perfeitamente com a história).
Uma das coisas que eu mais gosto do cinema é essa interação entre as artes: fotografia, música, etc.
Curiosa e ansiosa para ver um mais um post assim no final do ano que vem! hahaha
Realmente, essa interação entre várias artes é muito incrível, pouca gente percebe isso! Ano que vem vai ter de novo! :)
Caramba! Eu assisti a uma % grande desses filmes, que orgulho de mim. Créditos também aos pôsteres, porque muitos deles que me induziram a apertar play.
A mim também, Luh! Perdido em Marte por exemplo, se eu não tivesse visto o pôster ia achar que era só mais uma cópia de Gravidade e Interestelar, hahaha
são lindos mesmo. tem aquele arzinho de mistério :) tô é louca pra assistir suffragette
Também quero assistir, Ba! Ouviu coisas boas dele?
só o trailer em si já é maravilhoso :)
*o* Adoro posts assim, com designs inspiradores.
Perdido em Marte, Brooklin, A incrível história de Adaline, O lobo atrás da porta e As sufragistas foram meus pôsteres preferidos. Verdadeiras obras de arte!
Quanto aos filmes, Perdido em Marte e A incrível história de Adaline ganharam meu coração esse ano!
De todos, eu só vi The Age of Adaline e amei! O pôster teve uma % de culpa por me fazer assistir, also, Blake Lively claro! Quero muito ver Iris, The Martian, Amy, The Danish Girls e diversos outros da lista!
Veja sim, Douglas, a maioria dos filmes da lista são ótimos! :D
Os pôsteres são simplesmente, maravilhosos. Eu tentei entender os filmes pelos poster, uns são mais fáceis que outros. O mais difíceis foram os de White Dog(Deus Branco) e Faults (O sequestro).
No final de 2016, você vai fazer um post semelhante. Que vai conter os pôsteres mais lindos do ano – segundo a sua opinião. Eu tive uma ideia, que – pelo menos para mim – é bem interessante.
Que tal se você fizer um seleção diferente de pôsteres, colocados em posts que vão ser postados antes do final de 2016 e os anos seguintes – se quiser.
A seleção poderia ser de um gênero cinematográfico. Por exemplo: Os melhores pôsteres do gênero Terror.
Por seleção de diretores de arte, atores e atrizes ou diretor.
Por outros anos anteriores. 2014, 2013, 2012, 2011 …
Gostei da sua ideia Izabele, vou pensar nessa nova categorização sim!
Uma das coisas que eu mais gosto em posteres de filmes, séries… é ficar observando os detalhes. É linda toda essa interação do que se trata o filme com o poster. Mas legal ainda é tentar adivinhar o que é o filme pelo poster, adoro fazer isso!
Eu amei todos os posteres e um que eu não tinha percebido os detalhes, até agora, foi do The Age of Adaline. Af, simplesmente fantástico!
Por mais posts assim viu Zé? Amei!
Beijão <3