Hoje vamos conhecer o apartamento iluminado de de Mimmi Staaf, dona de uma loja homônima de móveis e itens decorativos em Estocolmo. O espaço é daqueles bem apertadinhos, mas algumas soluções criaram uma sensação de amplitude e aconchego.

Apartamento iluminado de Mimmi Staaf

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa bem caseira, então ter um cantinho confortável sempre foi uma prioridade. Por essas e outras, decoração acabou se tornando um tópico que naturalmente me interessa.

Para mim, a parte mais legal de buscar referências nessa área é poder analisar os detalhes e ir descobrindo como problemas de espaço ou função são resolvidos. Vamos ver como isso se aplicou aqui.

Estar e jantar

Para começar, as cores. O uso intenso de branco não é por acaso ou porque faltou verba para a pintura. A cor ajuda a criar a impressão de espaço vazio e infinito, e isso ajuda muito quando as medidas do apartamento (ou casa) são pequenas.

Mas não só de branco vive Mimmi: a paleta se completa com cinza claro, tons de madeira e pontos de amarelo. O resultado é harmônico e suave, chega a me passar uma sensação de limpeza, até.

A iluminação também faz toda a diferença. Mimmi escolheu descartar as cortinas, porque na Suécia o verão dura muito pouco. A iluminação deixa tudo ainda mais claro, ou seja, mais amplitude. Eu faria o mesmo se fosse agraciado com essa quantidade de luz entrando pela casa. A vitamina D em dia agradece!

Home office

Hall de entrada Mimmi Staaf
Home office de Mimmi Staaf

Móveis versáteis também são coringas para quem tem pouco espaço. Por exemplo: as duas mesas que a gente vê nas fotos do home office e sala de jantar podem ser extendidas! Elas só precisam de um ajuste nas laterais.

Além disso, os nichos embaixo da TV são desmontáveis, as paredes são bem aproveitadas com prateleiras e as estantes foram evitadas para não ocupar tanto o ambiente.

Cozinha

Cozinha Mimmi Staaf
Cozinha de Mimmi Staaf

A cozinha me lembrou manhãs de domingo. Imaginei Mimmi acordando cedo, indo à feira e voltando com sacolas cheias de pães e frutas para preparar um brunch. Específico, eu sei.

Quarto

Quarto Mimmi Staaf

A lição que fica, para mim, é a importância de pensar bem na base da decoração: móveis básicos (mesas, sofá, armários), os utensílios de cozinha, o jogo de cama.

Detalhes podem ser substituídos com mais facilidade com o tempo, mas sem essa base, talvez nem aquele Juicy Salif de Philippe Starck se destacaria tanto na sua estante.

Mimmi Staaf · Instagram

Comentários

Lindo demais! Trabalhar com base neutra é sempre o segredo de uma bela composição.
O aconchego sempre aparece quando você coloca madeira no chão, muitos tapetes e abre as janelas, principalmente se puder contar com uma área externa tão verde como essa!
Estou encantado…! s2

Luz! Ah, todo lugar fica mais leve, bonito e romântico quando o Sol consegue invadi-lo. Eu sou simplesmente apaixonada por claridade e por cores claras e sóbrias; amo a combinação de branco, cinza e tons amadeirados: o branco e o cinza vem com aquela sensação de que a casa respira limpeza e harmonia, já os tons de madeira trazem algo nostálgico e aquele sentimento de lar.
Recentemente também tenho tentado redecorar meus espaços aqui em casa usando os mesmos tons, e tem ficado ótimo.
Espero que consiga dar esse ar ao seu cantinho, Zé. Depois mostra como ficou.

P.S. Nossa, como eu estava sentindo falta do MA, que bom que voltou a postar.

Oi Brenda! Você já mostrou em algum lugar como tem ficado seus espaços? Quero ver! E pode deixar que também vou mostrar o meu quando tiver novidade!

ah, a luz natural ?

e toda essa decoração, amei. deu vontade de viver um pouco nessa casa :) um pouco porque tem várias outras que eu quero viver também HAHA

Deixe uma resposta