Me deparei com uma foto do artista Andres Marti pela primeira vez no Flickr, e foi uma daquelas situações onde eu soube de cara que o trabalho dele acabaria sendo pauta no blog. A imagem me pescou imediatamente, porque vi, de relance, um trabalho delicado e sensível, ao mesmo tempo que intrigante e com margem para interpretação.

O Andres é de Bogotá, capital da Colômbia, e de lá ele gerencia um estúdio multidisciplinar chamado Comes Cake. O espaço é especializado em produções de moda que vão parar em catálogos de marcas alternativas, o que faz todo o sentido, dada a estética do artista. Em resumo, eu diria que o diferencial do trabalho de Andres é saber conciliar muito bem uma mistura de maquiagem, minimalismo e técnicas de colagem.

Tudo isso fica claro quando você explora os projetos pessoais que ele publica em suas outras páginas, como o próprio Flickr. Em uma das séries, vários modelos aparecem desligados do mundo, melancólicos e pálidos, mas com os olhos e narizes sempre bem vermelhos, quase molhados.
Além disso, existe sempre uma interferência: objetos que cruzam os corpos, tecidos, plásticos ou colagens com flores e traços inseridos na pós produção. Eu tranquilamente visitaria uma exposição com o trabalho dele.
Por último, uma curiosidade técnica: por muito tempo, Andres fez tudo isso com uma Canon T2i e a lente do kit! É só mais um exemplo de como o equipamento fotográfico nem sempre é o que mais importa, mas todas as outras habilidades que um artista tem, incluindo seu repertório construído ao longo da vida.
Andres Marti · Site · Instagram · Flickr · Tumblr
Comes Cake · Site · Instagram
Comentários
Ainda não acredito que essa arte foi feita com a T2i, realmente, não importa o equipamento. E sim o talento, a criatividade e a coragem de colocar em prática.
Adorei.
Beijos,
Isabella Dias Gomes.
https://docaisdoporto.wordpress.com/
Pra você ver, Isabella! Eu fiquei super inspirado pelo talento dele! Beijo!
DEMAIS! Amei esse ar meio esbranquiçado e pouco colorido…! E jura que ele usa a lente do kit? :O
Sim, rapaz, fiquei chocado também! O truque dele é fotografar com uma luz boa e num estúdio (só não sei se é de verdade ou improvisado). :)